Relação Ensino, Pesquisa e Extensão da Liga de Trauma, Reanimação e Emergência (LITRE), em uma universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Área: Pré-Hospitalar

ISABELLA DE ALMEIDA KLEIN

Luiza Vettorazzo Amaral
Annelise Passos Bispos Wanderley
Janaína Amaral Guimarães
André Borges de Freitas Dupim
Mateus Mendes Oroski

Introdução: A Liga de Trauma, Reanimação e Emergência da Universidade Federal Fluminense (LiTRE-UFF) surgiu com o objetivo de completar a lacuna criada pelo ensino tradicional, disponibilizando atividades teórico-práticas, realizando trabalhos científicos e promovendo a participação do meio acadêmico na sociedade com a realização de atividades como o LiTRE Saúde e LITRE Educa. Método: Análise descritiva da dinâmica de funcionamento da LITRE, dos projetos desenvolvidos, das atividades integrativas, de sua importância e espaço dentro do meio universitário devido ao seu potencial de contribuição no ensino médico. Resultados: Os conteúdos teóricos, variados de acordo com as áreas (Pré-hospitalar, Emergências e Intra-hospitalar), são desenvolvidos quinzenalmente pelos diretores, como: exame primário e secundário, suporte básico e avançado de vida,queimadura, afogamento, traumas, emergências psiquiátricas, clínicas (hipoglicemia, convulsão, dor torácica, crise hipertensiva, acidente vascular, trombose, sepse), Focused Assesment with Sonography for Trauma, cuidados pós-parada, nutrição no CTI, sedação, entre outros. A liga realiza anualmente um evento de emergências para a população de Niterói. Sob o título de “LITRE Saúde”, os membros da liga, após receberem treinamento específico, instruem a sociedade a como agir em situações frequentes em um dia na Praia de Icaraí. Ao longo de mais de 5 anos de projeto, estima-se que em torno de 2500 pessoas tenham recebido as informações fundamentais para o rápido reconhecimento e o acionamento do serviço médico. Graças ao grande sucesso obtido do LiTRE Saúde e a grande parcela de jovens e adolescentes interessados em participar, foi criado o LiTRE Educa, vertente que busca aproximar a liga de escolas públicas interessadas em suas atividades, através de aulas teórico-práticas de ressuscitação cardiopulmonar para os estudantes. A liga vem desenvolvendo um projeto de pesquisa para verificar quantitativamente a efetividade das atividades desenvolvidas ao longo do ano. Trata-se de uma coorte sobre a qual serão avaliados 50 ligantes e 50 alunos pareados em uma amostra controle, aplicando-se questionários no início e fim do período letivo e controlando variáveis que influenciariam no resultado. Conclusões: A LITRE, mediante as necessidades de complementação curricular do ensino tradicional, vem buscando novas frentes para integração do tripé ensino, pesquisa e extensão, que vem se mostrando fundamentais no processo de aprendizagem.