A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO ACERCA DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO ENSINO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Área: Enfermagem

JOSÉ EDSON FERREIRA RIBEIRO JUNIOR

Francisco Mayron Morais Soares
Julyana Gomes Freitas

INTRODUÇÃO: Dentre as emergências que ameaçam a vida, a parada cardiorrespiratória (PCR) apresenta-se como a mais temida, uma vez que a chance de sobreviver está diretamente relacionada ao atendimento rápido, seguro e eficaz. Enfatiza-se a importância do conhecimento acerca dos protocolos de Suporte Básico de Vida (SBV) pelos profissionais de enfermagem, uma vez que suas ações devem ser baseadas no conhecimento técnico-científico, ressaltando que todos os profissionais, nos diferentes níveis, deverão estar centrados na importância e responsabilidade da aplicabilidade efetiva da assistência e reversão do quadro de PCRC a fim de diminuir o número de óbitos e minimizar as sequelas decorrentes da má assistência prestada. Objetivou-se descrever a experiência de uma educação em saúde acerca do SBV para estudantes do curso técnico de enfermagem. MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência no qual se buscou descrever a vivência na realização de uma oficina de educação em saúde com estudantes do curso técnico de enfermagem, no mês de novembro de 2015. O encontro ocorreu no auditório da instituição. A população alvo desta oficina foram todas os estudantes de técnico de enfermagem que se encontravam na instituição durante o período da oficina. A ação foi dividida em cinco etapas: Estabelecimento de vínculos com os estudantes (nos momentos iniciais); Apresentação dos facilitadores e dos estudantes; Aplicação da dinâmica de grupo (A caixa misteriosa), Realização de uma oficina de educação em saúde que abordou À temática se SBV e a segunda Dinâmica de grupo denominada “O repolho”, com a finalidade de avaliar os resultados da oficina sobre o grupo de estudantes. RESULTADOS: A primeiro momento foram as apresentações e o estabelecimento de vin