Enfermagem e a Educação em Urgência, Emergência e Trauma: a experiência de um projeto educacional

Área: Enfermagem

ZELINDA TORRI

Autores: Zelinda Torri, zeltorri@yahoo.com.br Luciana Neves da Silva Bampi, lbampi@unb.br Margarete Marques Lino, megham@uol.com.br Tiago Silva Vaz, tiagovaz2005@gmail.com Monica Beatriz Ortolon Libardi, monicab.libardi@gmail.com Sandra de Nazaré Costa Monteiro, sncmonteiro@gmail.com Resumo Introdução O conhecimento sobre primeiros socorros, como agir frente a uma parada cardíaca súbita e a cadeia de sobrevivência, são desejáveis a população geral. Objetivos Descrever as vivências de estudantes e de professores do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília e de enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências do Distrito Federal (SAMU DF) ao desenvolver e participar de um projeto educacional em urgência, emergência e trauma, no Núcleo de Educação e Pesquisa do SAMU DF. Método Relato de experiência Resultados Os participantes realizaram atividades relacionadas à tríade ensino, extensão e pesquisa. Em relação ao ensino algumas atividades desenvolvidas foram cursos de Suporte Básico de Vida (SBV), Suporte Avançado de Vida e Acidentes com Múltiplas Vítimas. Na extensão os acadêmicos participaram junto aos enfermeiros de treinamentos de Primeiros Socorros e de SBV oferecidos a escolares, entre outros coletivos. Todos os envolvidos fazem parte de um grupo de pesquisa, certificado pelo CNPq, e estão produzindo estudos na área. Conclusão O Projeto propiciou atualização de conhecimentos técnicos e científicos, permitiu o treinamento em serviço e a integração ensino-serviço. A comunidade também tem sido beneficiada com essa atividade na medida em que ela contribui para a educação em saúde de crianças, de adolescentes e de adultos no Distrito Federal. Descritores Enfermagem, Educação, Programas de Treinamento, Serviços Médicos de Emergência, SAMU